Atenção, profissionais da contabilidade e microempreendedor individual (MEI), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) alerta para golpe que envolve a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore).
Como acontece:
O golpe começa com o recebimento de mensagens SMS ou de WhatsApp, em que o golpista utiliza de nomes de instituições bancárias e informa ao destinatário a disponibilidade de crédito. O receptor dessa mensagem, geralmente, é MEI e possui em seu cadastro na Receita Federal do Brasil o telefone celular cadastrado como referência e este pode ser consultado por meio do cartão de CNPJ e da internet. A mensagem transmitida pelo golpista enfatiza que para a liberação do crédito é necessária a apresentação da “Decore registrada” ou “Decore eletrônica do CFC”, e os golpistas informam um “escritório de contabilidade” para emissão do documento.
Fique atento: muitas vezes os golpistas utilizam nomes e dados de escritórios que existem de verdade, e quando as vítimas retornam à esses escritórios pelos canais oficiais percebem que caíram em um golpe de roubo de dados e até mesmo acabam efetuando pagamentos para essas entidades falsas.
Sendo assim, recomenda-se o não compartilhamento de dados e documentos em canais não-oficiais para terceiros a fim de evitar maiores perdas.
Fonte: https://online.crcsp.org.br/portal/